Lynyrd Skynyrd - Street Survivors ****

É impossível falar deste disco sem falar da tragédia dos Lynyrd Skynyrd (como eles assinalaram no seu primeiro disco (1973), deve pronunciar-se Leh-Nerd Skin-Nerd). Este disco é a tragédia do Lynyrd Skynyrd. A 20 de Outubro de 1977, apenas três dias após o seu lançamento, o avião em que a banda viajava entre espectáculos caiu por falta de combustível, matando alguns dos músicos, entre os quais Ronnie Van Zant, a alma do grupo.
Junte-se a esta morte trágica o facto de os músicos aparecerem entre chamas na capa do disco, de este conter uma espécie de cupão adquirir um “Lynyrd Skynyrd survival kit” e de uma das canções (“That Smell”) ter referências explícitas à morte e temos a lenda erguida. O disco ainda foi reeditado sem chamas na capa, mas nem isso evitou que se vendesse aos milhões e que uma data de jornais tivesse lamentado o desaparecimento daqueles que se preparavam para ser “os Rolling Stones americanos”. Como se sabe, nada faz tão bem à fama e à carteira de uma estrela do que a morte, quanto mais trágica melhor.
Os Lynyrd Skynyrd talvez nunca viessem a ser os tais Stones americanos, mas a verdade é que este sexto disco revelava um enorme desejo de extravasar o território natal da banda – o chamado southern rock, um rock praticado no sul dos Estados Unidos, muito devedor dos blues e do boogie woogie, de que a versão mais adocicada era personificada pelos Allman Brothers.
O som da banda caracterizava-se pela intensidade das guitarras (normalmente três…), pela voz agreste de Van Zant e, nesta fase final, pelos coros femininos.
A edição de Street Survivors que agora chega às lojas, contém, além do alinhamento original, uma primeira gravação dos mesmos temas feita seis meses antes noutro estúdio e cinco temas gravados ao vivo, num dos últimos concertos da banda.

Sem comentários: