Tony Bennett - A Swingin’ Christmas ****

Pior que as intermináveis compras de Natal só mesmo a música de elevador com que nos castigam em centros comerciais, lojas e mesmo algumas ruas. E então quando têm sininhos (e agora quase todas têm)… Mas pior, muito pior, é quando um desses artistas dos tops decide que chegou a sua hora de fazer um disco de Natal. Aí a coisa pode colocar meio mundo à beira de um ataque de nervos.
É claro que haverá sempre excepções para confirmar a regra. Por exemplo, quando Tony Bennett pega na Count Basie Big Band e decide passar a disco onze canções, mais ou menos conhecidas, alusivas à época. A ideia, diga-se, nada tem de original – há 40 anos, o mesmo Bennett já gravara Snowfall, que ano após ano voltava aos escaparates. Cinco das canções desse disco voltam este ano a estar disponíveis, mas com novas roupagens, neste A Swingin’ Christmas.
Não fosse a quantidade de vezes que a palavra Christmas é entoada e a orquestração claramente natalícia de algumas das canções e até poderíamos arrumar este disco na categoria das gravações mais jazzísticas e interessantes deste octogenário de voz bem conservada. “My Favorite Things”, por exemplo, nem é uma canção de Natal.
Mas não vale a pena fingir. Este é mesmo um disco de Natal e, talvez, o disco deste Natal. Pela colecção de clássicos que apresenta, pela qualidade das orquestrações, da interpretação, de tudo. O piano de Monty Alexander, que pontua com grande nível quase todos os temas. A harmónica de Toots Thielemans que envolve “All I Want For Christmas Is You”. Até Antonia, a filha mais nova de Tony, que aqui debuta sem envergonhar a família, em “I’ve Got My Love To Keep Me Warm”, mais uma canção de amor que de Natal. Em suma, um disco recomendável, especialmente às lojas que gostam de servir bem, em todos os aspectos, a sua clientela mais sofisticada.

Sem comentários: