Esperanza Spalding - Chamber Music Society ****

Eis um caso sério. Esperanza Spalding atingiu uma tal notoriedade comercial e crítica com o registo em nome próprio (2008), que se temia o pior. Que não conseguisse fazer melhor.
É claro que menosprezamos muitas vezes as evidências – estamos perante um autêntico prodígio nos instrumentos (baixo), na voz, na composição, na produção. E isto aos 25 anos.
A base de trabalho é o jazz, de largos espaços, como convém ao baixo. A voz evolui por entre os instrumentos, ora de forma aveludada (“Little Fly”), ora nos limites do improviso em registo scat (“Chacarera”).
Merecem menção especial duas colaborações de peso. Milton Nascimento espraia-se no seu belíssimo “Apple Blossom”e Gretchen Parlato desenvolve um espantoso diálogo vocal com Esperanza, acompanhado apenas pelo baixo, em “Inútil Paisagem”, de Jobim.
Há ainda uma versão intensa de “Wild Is The Wind” e, no lado dos originais, “Winter Sun” é forte candidata à peça de jazz perfeita.