Feist - Look At What The Light Did Now ** (extras ****)

Está tudo ao contrário. Neste pacote, chamemos-lhe assim, deve-se começar pelo fim, pelo CD áudio. É, de longe, o pedaço mais interessante desta edição - metade preenchido com actuações de Feist ao vivo, metade com improvisos de Chilly Gonzales, ao piano, sobre os temas originais de The Reminder, o CD de 2007 que está na origem de tudo isto.
Apesar de ser apresentado com a peça central, o documentário Look At What The Light Did Now é uma peça relativamente desinteressante. São 80 minutos de filmagens de bastidores, de entrevistas e de excertos de espectáculos ao vivo, tudo filmado num registo assumidamente lo-fi. A ideia é encenar a criação, gravação e apresentação ao vivo de The Reminder, o maior sucesso da canadiana Feist até à data. Mas, na verdade, não há muito que contar para lá de umas banalidades que, em circunstâncias normais, poderiam ser o extra de um DVD, mas nunca o seu coração.
A grande valia desta edição está, especialmente, no CD áudio, em que Feist interpreta com uma particular delicadeza canções como “So Sorry” ou “Where Can I Go Without You?”, ou, num formato mais pop, “Secret Heart”. Em qualquer dos casos, versões bem mais quentes e íntimas que as de estúdio.
Os próprios extras do DVD acabam por ter mais pólos de interesse que a peça central. Incluem, por exemplo, duas curtas metragens construídas a partir de canções de Feist (“The Water” e “Departures”), em que há pelo menos a tentativa de construir uma narrativa.
E há ainda algumas actuações ao vivo, embora padeçam da mesma pobreza visual do documentário central, e os clipes de maior sucesso (“1234” e “My Moon My Man”, por exemplo) de The Reminder.
São, enfim, duas ou três horas literalmente bem embaladas, para alegria de fãs e coleccionadores.