Phoebe Killdeer and The Short Straws - Weather’s Coming… *****

As apresentações poderiam ser feitas assim: ouviu o Tom Waits aos oito anos e ficou apanhadinha de todo. Ou então assim: colaborou com os Basement Jaxx e os Bang Gang. Isto já seria dizer alguma coisa. Mas a melhor apresentação seria esta: é uma das vozes femininas do segundo disco dos Nouvelle Vague (Bande à Part) e deu imenso nas vistas quando andou por esse mundo fora em digressão. Mas a apresentação só fica completa se se disser que Marc Collin, um dos mentores dos Nouvelle Vague, co-produz o disco. E para que o zoom fique completo, basta acrescentar que, ao contrário dos Nouvelle Vague, estamos perante composições originais, mais precisamente 12, todas elas assinadas por Phoebe Killdeer.
Em suma, a fórmula Nouvelle Vague, uma espécie de cozinha musical, uma nouvelle cuisine, sofisticada, aplicada, desta vez, a composições originais. Perde-se a graça de tentar descobrir o original por detrás da versão, ganha-se a experiência de tentar perceber se a ideia resiste.
O segredo desta música passa mais pela execução que pela composição, que é, na verdade, um tanto ou quanto minimal repetitiva. A execução, essa sim, revela-se de uma gloriosa exuberância. As composições lineares são vestidas, ora de uma quase bossa nova lounge (“Let Me”), ora de música de cabaret (“He’s Gone”), ora de sonoridades mais vanguardistas e eléctricas (“Stuck Inside”). Só que, como na fórmula que lhe deu origem, nada é assim tão simples, tudo se cruza, na tal cozinha global e experimental. Phoebe fala das loucuras deste mundo, sem grandes rodeios (“Looking For a Man”) e até com sentido de humor (“Paranoia”). Um disco que se saboreia e se vai entranhando.

Sem comentários: