Hucknall - Tribute to Bobby *****

Já repararam naquelas bolachas e outros produtos alimentares americanos que trazem em letras pequenas: “Pode conter traços de frutos secos”. Os cuidados que eles têm com a nossa saúde… Com os Simply Red passava-se o mesmo. Por entre toda aquela música adocicada e bonitinha, pressentia-se o aviso: “Cuidado, pode conter traços de rhythm and blues, soul e outras canções rudes”.
Mick Hucknall, o vocalista cabelo de cenoura, rapaz nascido em Manchester há 47 anos, após um razoável sucesso com Stay (2007), decide mudar de vida, voar para Memphis e fazer algo que lhe apetecia desde os tempos de juventude – homenagear um dos seus ídolos. E, para que não restassem dúvidas sobre o alcance da obra, decidiu chamar-lhe Tribute to Bobby.
Bobby “Blue” Bland é um daqueles nomes do rhythm and blues de que nunca ouvimos falar, sendo que já todos ouvimos a canção que abre este disco, “Farther Up The Road”.
Num curto DVD que integra esta edição, percebemos a importância de Bobby, através de depoimentos de B.B.King ou de Van Morrison.
O que Hucknall faz, na companhia do produtor Andy Wright, é um fabuloso trabalho de actualização desta música, sem lhe retirar a autenticidade e a enorme força original.
Dos temas mais electrizantes (genial, o arranjo de “Stormy Monday Blues”, com um riff permanente a marcar o apelo à dança) às mais lentas e doridas baladas (em “I’m Too Far Gone”, por exemplo, é a bateria a dar a toada dramática), todas as canções são vestidas com uma criatividade e bom gosto que já não se usa. Tudo servido pela voz de Hucknall, mais madura, pelo menos uma oitava abaixo da que conhecíamos dos Simply Red. Tudo somado, estamos perante uma das melhores surpresas de 2008.

Sem comentários: