Um dos segredos do enorme sucesso de Mariza – voz à parte, bem entendido – é o modo com tem sabido utilizar toda a elasticidade do fado, trazendo para o seu território, nem tanto outras sonoridades, mas antes modos de compor e cantar. “Quem Me Dera”, do músico angolano Matias Damásio, é um exemplo extremo desse movimento, ao forçar o convívio do fraseado do fado com as evoluções melódicas típicas das canções românticas. Ou, num plano completamente diferente, “Sou (Rochedo)”, um tema que já não é bem fado, embora tenha sido escrito por um especialista (Jorge Fernando). Neste sétimo disco de originais, Mariza continua, pois, a fazer a ponte entre a tradição revisitada (“Fado Errado”, em dueto com Maria da Fé, numa versão com fundo de flamenco) e a pura novidade (“Por Tanto Te Amar”, de Carolina Deslandes, numa interpretação intimista em que Mariza quase se liberta do fado). O disco marca ainda a estreia da cantora como letrista (“Oração”).
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