Queen - Rock Montreal ****

A figura de Freddie Mercury, boné branco, lenço vermelho ao pescoço, calção branco justinho, aquele peito nu cabeludo, as pernas tipo caneta… A cantar “Another One Bites The Dust”, por exemplo, fazendo-se acompanhar por uma bizarra dança de pé descalço. É como na velha história do ovo e da galinha. Estávamos no dealbar da década de 80 e já ninguém se lembra se foi Freddie a inventar aquela estética gay se foi a estética gay a invadir Freddie. O grupo nunca foi, de resto, identificado com qualquer tipologia de raiz sexual e a suas canções, mesmo as de carácter mais ambíguo, sempre foram aplaudidas por orgulhosos hetero. A questão, irrelevante do ponto de vista musical, apenas ganha alguma importância mediante um objecto como este DVD, em que aquilo que hoje identificamos como estética gay é por demais evidente.
Esta gravação resulta de dois concertos, realizados em Novembro de 1981 em Montreal, e foi inicialmente comercializada sob o título de We Will Rock You. A presente edição foi convenientemente tratada, quer na imagem quer no som, e essa mais-valia é bem percepível.
O DVD é, de alguma forma, histórico, na medida em que nos devolve os Queen no auge da sua forma, sete anos após o início de carreira, e antes de uma década, a de oitenta, em que frequentemente cederam a uma certa facilidade. Aqui ainda os encontramos na sua pureza/rudeza inicial, uma banda gongórica, mas genuína.
O concerto percorre todos os êxitos da primeira fase – “Somebody to Love”, “Bohemian Rhapsody”, “We Are The Champions”… – em versões próximas dos originais e, obviamente, executadas com todo o rigor.
Pena é a inexistência de quaisquer extras, à parte os comentários audio de Brian May e Roger Taylor.

Sem comentários: