Ry Cooder - The UFO Has Landed *****

Ry Cooder é um daqueles artistas que nunca atingirá o estrelato, mas que terá obrigatoriamente um espaço generoso em qualquer enciclopédia ou história da música pop-rock. Agora sexagenário, este californiano começou a carreira no início da década de sessenta, em grupos destinados ao falhanço, transformando-se depois em músico de estúdio, cunhando uma sonoridade especial na slide-guitar que podemos ouvir, por exemplo, em algumas canções dos Rolling Stones.
Na viragem para a década de 70, iniciou uma carreira a solo, mas foram outras duas actividades que o tornaram conhecido do grande público: como autor de bandas sonoras (aquele som evocando grandes espaços de Paris Texas tornar-se-ia uma marca registada); e como uma espécie de antropólogo musical, que gravou com indianos, africanos e mexicanos, mas que, acima de tudo, ao viajar para Cuba em 1997, deu a conhecer ao mundo esse fenómeno que se chamou Buena Vista Social Club.
Convenhamos que com uma biografia destas é difícil apresentar uma antologia minimamente representativa. Mesmo que, como esta, se estenda por dois CD e quase duas horas e meia de música, apenas dos discos a solo e de meia dúzia de bandas sonoras.
A escolha das canções foi feita pelo filho (o baterista Joachim Cooder), o qual optou por fugir a uma montagem cronológica, aparentemente pretendendo revelar uma inesperada intemporalidade na música do pai.
O resultado é um disco muito vivo, como a música de Cooder, uma alegre convivência das texturas mais tradicionais da América , do rock’n’roll ao gospel, do soul ao tex-mex. A acentuar essa vivacidade surgem as pequenas, mas quase sempre muito bem-humoradas, notas sobre cada canção redigidas pelo músico.

Sem comentários: