Eis um caso sério. Esperanza Spalding atingiu uma tal
notoriedade comercial e crítica com o registo em nome próprio (2008), que se
temia o pior. Que não conseguisse fazer melhor.
É claro que menosprezamos muitas vezes as evidências –
estamos perante um autêntico prodígio nos instrumentos (baixo), na voz, na
composição, na produção. E isto aos 25 anos.
A base de trabalho é o jazz, de largos espaços, como convém
ao baixo. A voz evolui por entre os instrumentos, ora de forma aveludada
(“Little Fly”), ora nos limites do improviso em registo scat (“Chacarera”).
Merecem menção especial duas colaborações de peso. Milton
Nascimento espraia-se no seu belíssimo “Apple Blossom”e Gretchen Parlato
desenvolve um espantoso diálogo vocal com Esperanza, acompanhado apenas pelo
baixo, em “Inútil Paisagem”, de Jobim.
Há ainda uma versão intensa de “Wild Is The Wind” e, no lado
dos originais, “Winter Sun” é forte candidata à peça de jazz perfeita.